Perguntas e respostas sobre lareiras, recuperadores de calor, salamandras, tipos de lenha etc….

 

Como acender uma lareira?
Verifique se a tiragem, caso exista, está em modo: ABERTO
Se a chaminé não tiver sido acesa por um longo período de tempo, vamos colocar um jornal junto ao fogo e vamos ativá-lo. Desta forma, a chaminé aquecerá e será mais fácil inflamar a madeira.
Coloque a madeira mais miúda  na forma de uma pirâmide em cima de um papel de jornal ou, alternativamente, com acendalhas de ignição.
Uma vez que a chama está em seu esplendor máximo, adicionaremos um combustível de maior dureza, como madeira mais grossa, briquetes de madeira, carvão, etc.
Uma vez que a chaminé esteja acesa só devemos estar atentos para recarregá-la quando necessário.
NOTA:

* Recomendamos a queima de lenha de madeira de pinheiro em estilhas e para manutenção de fogo, madeira de carvalho ou briquetes de madeira.

Não aconselhamos o uso de madeira envernizada como parquet porque pode libertar vapores tóxicos.

Por que temos que limpar a chaminé?
Limpando nossa chaminé, obtemos uma boa combustão. As condutas, quando estão totalmente limpas, fornecem um tiro completo que facilita a ignição do combustível.

Com a limpeza, evitamos possíveis incêndios de fuligem (creosoto) acumulados na chaminé.  É frequente os fogos nas chaminés, que podem ocorrer se passarem os anos e não mantemos as condutas em boas condições.

Devido ao calor contínuo ao qual os materiais estão sujeitos, às vezes podem ocorrer desprendimentos de algum material dentro da chaminé como um tijolo, gesso e outros. As aves geralmente têm como ponto de referência aninhamento em chaminés com o qual é possível que, em algumas ocasiões, parte do ninho possa entupir total ou parcialmente as condutas.

Será importante ter em atenção se a nossa chaminé é direta ou tem cotovelos, no segundo caso, devemos limpar os registros e os cotovelos com mais frequência.

Com que frequência a lareira é limpa?
A necessidade de limpeza variará dependendo do número de horas de uso e do tipo de combustível.

Se a ignição for constante e  diária, é aconselhável uma limpeza anual. Se o nosso uso é esporádico ou apenas nos fins de semana, é normal fazer uma limpeza a cada dois anos.

Como realizar a limpeza diária de uma lareira ou fogão?
A limpeza diária de um fogão ou chaminé é essencial para a combustão correta do combustível.

O essencial é remover cinzas e escórias resultantes de combustões anteriores, para isso usaremos um gancho e um recolhimento de metal.

Cinzas e escórias, por segurança, devem ser  depositadas em um balde de chapa metálica, controlando possíveis resíduos ainda incandescentes.

O uso de um aspirador de cinzas  irá melhorar muito a limpeza da nossa chaminé, especialmente nos recuperadores de calor e salamandras.

A deposição das cinzas nas plantas é um bom fertilizante natural que podemos usar ocasionalmente.

A lareira requer manutenção específica? Quem limpa a chaminé?

Para a manutenção adequada da nossa lareira e para a manter em perfeito estado, será bom usar produtos de manutenção, conhecidos como antiholins. No mercado existem diferentes produtos de uso simples: jogue o envelope ou o recipiente sobre as chamas, o que volatiliza a fuligem acumulada nas paredes.

Este tipo de produto mantém o interior da chaminé em boas condições, mas não garante uma limpeza correta e, acima de tudo, não serve para desobstruir uma chaminé completamente fechada ou bloqueada. Em situações deste tipo e para uma limpeza efetiva, os serviços de um profissional são necessários.

A pessoa que limpa a chaminé é conhecida como limpa-chaminés. No momento, é uma profissão muito profissionalizada, liderada por empresas especializadas que utilizam todos os meios necessários para uma limpeza correta da chaminé, sem sujar a nossa casa.

O uso de serviços profissionais deste tipo é aconselhável a cada um ou dois anos, dependendo do uso dado à instalação e suas próprias características.

Porque não defuma a minha chaminé?
Uma chaminé pode não funcionar por diferentes motivos:

Falta de limpeza: Pode ser  fuligem se as condutas não tiverem sido limpas há anos.
Obstrução: Alguns pássaros podem ter aninhado e feito o ninho dentro da  chaminé, o que irá obstruir a conduta.
Às vezes, devido ao uso contínuo da chaminé e ao calor contínuo ao qual está sujeito, os materiais com que foi construída podem soltarem-se e criar obstrução da mesma
Nos condomínios verticais é frequente que, depois de um trabalho do vizinho do andar superior, sem pedir permissão, eliminar a lareira e com isso cortar o tiro de sua chaminé. Você deve saber que você tem o direito á passagem da sua conduta na propriedade dos seus vizinhos, desde que essa conduta esteja nos planos de construção do edifício. Na  sua Câmara Municipal, você será informado sobre seus direitos e os procedimentos a serem realizados caso haja esse tipo de problema.
Estes são apenas alguns exemplos em que uma lareira pode parar de funcionar, mas em caso de dúvida ou problema, você deve procurar o conselho de uma empresa da especialidade, eles irão informa-lo de qual a melhor solução para o seu problema.

Quanto consome uma lareira?
Avaliar o consumo de uma chaminé dependerá de diferentes factores, entre os quais:

É aberta ou fechada: uma chaminé com recuperador de calor ou salamandra  consumirá menos combustível do que uma chaminé aberta, o que significa que regulação de tiragem e recuperação de calor para dentro de casa, com menores percas.
Qualidade da lenha: a qualidade da lenha é um fator determinante no cálculo do consumo de uma lareira. Uma madeira pesada e dura, como madeira de carvalho ou oliveira, nos dará um consumo inferior a uma madeira macia como o pinheiro.
Se tivermos uma chaminé aberta, poderemos adquirir uma salamandra ou recuperador de calor para  fechar a nossa chaminé, devendo perguntar ao vendedor deste aparelho o consumo aproximado e as quilocalorias (Kcal) fornecidas pelo aparelho em questão.

Fator climatológico: quanto mais frio, maior consumo de lenha.
Qual é a melhor lenha para a lareira?
A melhor lenha que podemos usar é a mais difícil. Em Portugal, a madeira mais dura é o carvalho ou a oliveira. No entanto, se vivemos em áreas onde é difícil encontrar este tipo de lenhas,  pinho, eucalipto ou acacia,  pode ser uma boa alternativa.

A madeira de pinheiro é muito boa como iniciadora de incêndio, mas, devido à sua baixa densidade ( lenha macia ) e rápida combustão, geralmente não é utilizada como madeira de manutenção.

O uso de madeira envernizada, como parquet, portas antigas, vigas lacadas, etc., é desaconselhado  completamente. O uso deste tipo de madeira podem-nos intoxicar quando os fumos tóxicos dos vernizes que contêm durante a combustão são liberados.

O que mais se aconselha: briquetes ou lenha?
Os briquetes fornecem mais calor, o seu poder calorífico é muito potente, embora varie dependendo de cada fabricante e os resíduos de madeira com os quais são  fabricados os  briquetes. No entanto, embora os briquetes tenham um valor calorífico superior, a duração deles é muito menor do que a boa madeira de carvalho ou de oliveira.

Briquetes são um bom recurso para aquecer uma casa que foi fechada por muitos dias. É aconselhável começar a usar os briquetes para criar uma atmosfera acolhedora e depois manter o fogo com uma boa madeira. A combinação de ambos combustíveis é a alternativa mais aconselhável.

O uso de briquetes nos prédios, sótãos, etc. é uma alternativa razoável porque é um combustível limpo, fácil de empilhar e simples de transportar.

Lembre-se de que nem todos os briquetes são os mesmos. Os resíduos florestais com os quais são fabricados determinarão o preço e o poder calorífico desta energia alternativa chamada biomassa.

No mercado doméstico ainda é difícil encontrar briquetes de carvão ou lignite, mas seu valor calorífico e duração é muito maior que o fornecido pelos briquetes. Seu alto preço, uma vez que é um produto de importação, dificulta a entrada em nosso mercado, mas sua performance é muito notável em comparação com outros combustíveis.

Qual é o melhor lugar para guardar a  lenha?
É aconselhável empilhar a lenha de baixo de uma  cobertura ou garagem. Não é recomendável é que ele seja no exterior  coberto com plástico, embora seja muito comum, pois tudo varia de acordo com a disponibilidade de espaço de cada consumidor.

 

Quando é o melhor momento para comprar lenha?
O melhor momento para comprar nossa carga de lenha é o período de setembro a outubro, mas para utilizar no ano seguinte. A madeira  passa por um processo desde sua poda até seu posterior armazenamento em sua casa de pelo menos 7 meses. Portanto, para comprar madeira seca (não verde), os meses de setembro e outubro são os mais favoráveis.

Não devemos confundir os termos madeira seca e madeira molhada. A lenha seca é aquela que passou por um processo de secagem no campo por alguns meses e a madeira que está seca (que não é mais verde), mas que se molhou no armazém para adquiri-lo, o consumidor pouco prevendo no tempo das chuvas. Idealmente, uma vez que a madeira tenha secado, poderá manter a madeira coberta no armazém, mas isso aumentaria significativamente o preço final da madeira de carvalho e atrasaria seu processo de secagem natural.

 

Qual é o melhor iniciador de fogo?
Chamamos o iniciador de fogo do produto com o qual iniciamos o incêndio, mas isso não serve como combustível para mantê-lo por muito tempo. São geralmente produtos ou lenha com muito poder calorífico.

Entre os iniciadores de fogo mais procurados estão: a madeira de pinheiro em batatas fritas, o litoral e os pinheiros. Briquetes podem também ser usados ​​como iniciadores de fogo em lareiras e fogões.

As almofadas de ignição e os líquidos inflamáveis ​​são adequados para a ignição de madeiras macias e carvão, mas não são adequados para o carvão sólido, como o carvão.

O uso de um iniciador de incêndio ou outro depende do gosto e habilidade da pessoa responsável pela iluminação do fogo.

Nós desencorajamos o uso de álcool pela queima ou gasolina para inflamar qualquer incêndio, pois corremos o risco de inflar o recipiente contendo o líquido e ter um acidente grave. Os líquidos auto-inflamáveis ​​vendidos no mercado têm uma tampa de segurança que torna impossível inflamar o recipiente, mas o uso de gasolina ou álcool para queimar não garante a segurança dos produtos fabricados com o objetivo de iluminar churrascos ou lareiras .

Como acender um fogão ou caldeira com carvão mineral?
O processo de iniciar uma caldeira ou fogão com carvão mineral é muito semelhante ao de um fogão a lenha ou lareira. A única diferença é que devemos aguardar que as chamas obtidas da madeira de pinheiro sejam incendiadas para adicionar uma pequena carga de carvão mineral. Uma vez que esta primeira carga, que pode ser um par de quilos, foi ativada, vamos adicionar mais carvão mineral para completar a carga do fogão.

As cargas subseqüentes variam dependendo dos graus de calor que queremos obter e do tempo em que queremos ter.

As etapas são sempre as mesmas: verifique se o fogão está aberto, acenda o iniciador de fogo (chips, litoral, abacaxi …) e, uma vez que temos um fogo vivo, adicione o carvão.

Lembre-se de que, para uma boa combustão e ignição, o fogão ou a caldeira devem estar limpos de resíduos anteriores: cinzas, escórias …

Diferenças entre o consumo de carvão e lenha em um fogão?
A diferença entre o consumo de madeira em um fogão ou a queima de carvão é que o carvão não traz a beleza das chamas nem o aroma da madeira de abeto. No entanto, a seu favor, diremos que o carvão traz um maior número de calorias e a dependência da carga é menor do que na madeira, isto é, em um fogão queima de carvão, podemos esquecer de recarregar o fogão por um par de horas e o fogão continuará a inflamar e produzir calorias a partir do primeiro momento.

Como acender um fogão ou caldeira com carvão mineral?

O processo de iniciar uma caldeira ou fogão com carvão mineral é muito semelhante ao de um fogão a lenha ou lareira. A única diferença é que devemos aguardar que as chamas obtidas da madeira de pinheiro sejam incendiadas para adicionar uma pequena carga de carvão mineral. Uma vez que esta primeira carga, que pode ser um par de quilos, foi ativada, vamos adicionar mais carvão mineral para completar a carga do fogão.

As cargas subseqüentes variam dependendo dos graus de calor que queremos obter e do tempo em que queremos ter.

As etapas são sempre as mesmas: verifique se o fogão está aberto, acenda o iniciador de fogo (chips, litoral, abacaxi …) e, uma vez que temos um fogo vivo, adicione o carvão.

Lembre-se de que, para uma boa combustão e ignição, o fogão ou a caldeira devem estar limpos de resíduos anteriores: cinzas, escórias …

Diferenças entre o consumo de carvão e lenha em um fogão?
A diferença entre o consumo de madeira em um fogão ou a queima de carvão é que o carvão não traz a beleza das chamas nem o aroma da madeira de abeto. No entanto, a seu favor, diremos que o carvão traz um maior número de calorias e a dependência da carga é menor do que na madeira, isto é, em um fogão queima de carvão, podemos esquecer de recarregar o fogão por um par de horas e o fogão continuará a inflamar e produzir calorias a partir do primeiro momento.

De que material são fabricados os briquetes?
Briquette é um combustível sólido de madeira que está incluído na chamada biomassa, uma energia renovável que é produzida a partir do desmatamento de florestas e resíduos de madeira.

Os briquetes são feitos em fábricas condicionadas para tal função e com uma máquina chamada briquetadora. A serragem resultante da trituração da madeira, após um tempo de secagem, é introduzida na máquina de briqueteria que a pressiona por calor (nunca é colada com cola ou aglutinante químico).

A diferença entre um briquete bom e um ruim é o resíduo com o qual ele é fabricado. Um briquete feito de madeira seca, com grau de húmidade inferior a 10% dará um resultado sensacional, nos dará calorias e uma boa performance.

 

 

Nosso objectivo é que você tire o maior partido com segurança do seu equipamento.